


Portal
de notícias
Ajude a terra
O ambiente de um ser vivo é formado por tudo que está ao redor dele.

Floresta Chácara Felipe (03/06). Foto por Yan Lucas
O ambiente de um ser vivo é formado por tudo que está ao redor dele: solo, água, ar, luz solar e outros seres vivos como animais e plantas. Há lugares muito quentes e também lugares muito frios.
OS SERES VIVOS NO AMBIENTE
Os seres vivos dependem do ambiente para obter aquilo de que precisam para viver, como ar, água e alimento. Em cada ambiente há seres vivos adaptados a suas características. Por exemplo: a maioria dos peixes pode nadar e respirar na água, mas não sobrevive fora dela.
AMBIENTES TERRESTRES
Nas florestas ou matas existem árvores e muitos outras categorias de plantas. Vários animais vivem sobre as plantas ou no solo
Os desertos são lugares em que chove pouco e há pouca água disponível . Apesar condições, alguns seres vivos conseguem sobreviver nesses locais.
No ambiente polar faz muito frio e faz gelo por toda parte. Mesmo assim, muitos animais estão adaptados para viver nestas áreas
AMBIENTES AQUÁTICOS
Os mares, os rios de lagos são exemplos de ambientes aquáticos.
Peixes e muitos outros animais passam a vida toda dentro da água. Jacarés passam parte do dia na água. Sapos e mosquitos vivem em ambiente aquático enquanto são jovens e, quando adultos, vive em ambiente terrestres.
AMBIENTES NATURAIS E AMBIENTES CONSTRUIDOS
Os ambientes naturais não foram criados pelos seres humanos. É um exemplo de ambiente natural
Modificados pelos seres humanos são chamados de ambientes construídos . As cidades, os sítios e as plantações são exemplos de ambientes construídos
Às vezes, as alterações são tão grandes que apenas uma pequena parte do ambiente natural continua existindo. Os seres vivos são bastante afetados por essas mudanças. Muitos animais passam a ter dificuldade para encontrar alimento e abrigo
POLUIÇÃO DO AR
Os veículos, como carros, ônibus, caminhões e aviões, são considerados os principais poluidores do ar, pois liberam fuligem e gases tóxicos na atmosfera. Muitas indústrias também lançam essa substâncias no ar, causando poluição.
As queimadas realizadas para retirar a vegetação de determinada área ou para destruir o lixo também liberam gases poluentes no ar.
O ar poluído prejudica muitos seres vivos. Nos seres humanos, esses poluentes podem causar irritação nos olhos, tosse, coceira na garganta, alergias, além de problemas mais graves, como as doenças respiratórias.
Além disso, o excesso de gases poluentes na atmosfera faz com que ela absorve ainda mais o calor do sol, a temperatura média da Terra e ocasionando um fenômeno conhecido como aquecimento global
O aquecimento global provoca muitas mudanças no clima do planeta, causando tempestades, secas, inundações e derretimento das calotas polares.
Algumas atitudes dotadas por nós podem contribuir para evitar a poluição do ar, tais como:
-
Preferência ao transporte coletivo e a bicicleta para se locomover nas cidades;
-
Praticar a carona solidária;
-
Evitar queimadas de áreas verdes ou de lixo;
-
Plantar árvores, pois elas absorvem parte dos gases poluentes;
-
Evitar o consumo excessivo de produtos industrializados. Assim, sua produção diminui e as fábricas lançam menos poluentes na atmosfera.
Reportagem: Ana Luyza, Anna Victoria, Ana Carolina e João Victor.
Colaboradores: Direção Projet CEFF NEWs.
Veja na reportagem
Publicidade

Notícia anterior
Colégio CEFF desenvolverá projeto super autor com alunos Ensino Infantil
O projeto 100% gratuito para a instituição que visa transformar os alunos em autores e protagonistas de suas próprias histórias realizando um evento com autores e alunos ao final do processo!
